UPTEC, Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela é a entidade portuguesa que integra o único consórcio seleccionado para levar a cabo o MAKERS-MOBILITY, projecto-piloto com dimensão europeia.
O objectivo principal é definir e testar políticas e acções de apoio à mobilidade e à troca de experiências entre as indústrias culturais e criativas, creative hubs, espaços de criação, fab-labs; aprendizagem formal e não formal e sistemas de desenvolvimento de competências de forma trans-sectorial. O projecto-piloto pretende ser um primeiro passo para o desenvolvimento de um Quadro Europeu destinado a impulsionar a mobilidade dos criadores, bem como o intercâmbio de boas práticas.
Neste sentido, o consórcio unirá esforços para mapear as makers communities, e por outro lado promover iniciativas de intercâmbio e colaboração entre criadores e criativos.
Para além da UPTEC, o consórcio seleccionado é constituído pelas seguintes entidades:
European Creative Hubs Network [ECHN] - Coordinador,
Institut d'Arquitectura Avançada de Catalunya [IAAC] - Parceiro,
Digital Art International [ART2M] - Parceiro
O projecto-piloto conta um orçamento aproximado de 300.000 euros e terá a duração máximo de 18 meses, estando o seu início previsto para Março deste ano.
A UPTEC promove a criação e desenvolvimento de projectos empresariais nas artes, ciências e tecnologias, através da partilha de conhecimentos entre a Universidade e o mercado. Sedeada no Porto e com vários centros, tem como missão ser um Parque de Ciência e Tecnologia de renome internacional que contribua para o desenvolvimento de um novo paradigma económico, mais transparente, ético e sustentável.