Sobre o Programa Europa Criativa
O Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio exclusivo aos sectores cultural e criativo. O Programa irá decorrer entre 2021 e 2027.
O enquadramento financeiro para a execução do Programa é de 2.44 mil milhões de Euros, o que representa um aumento de cerca de 50% face ao Programa anterior.
1. São objectivos do Programa Europa Criativa:
Objetivos Gerais
- Garantir a salvaguarda e a promoção da diversidade cultural e linguística europeias.
- Reforçar a competitividade dos sectores cultural e criativo, com vista a promover um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.
Objetivos Específicos
- Apoiar a capacidade dos sectores cultural e criativo europeus para operarem internacionalmente;
- Promover a circulação transnacional de obras culturais e criativas e a mobilidade de artistas;
- Formar novos públicos na Europa e fora dela;
- Reforçar a capacidade financeira dos sectores cultural e criativo;
- Apoiar a cooperação transnacional a fim de promover o desenvolvimento de políticas, a inovação, a formação de novos públicos e a utilização de novos modelos de negócios;
- Apoiar actividades que contribuam para dotar os agentes de competências e know-how que contribuam para o reforço dos sectores.
2. O Europa Criativa integra 3 Vertentes de actuação:
- A Vertente MEDIA (dirigido exclusivamente ao sector audiovisual - cinema, televisão, plataformas VOD, videojogos)
- A Vertente CULTURA (que engloba as restantes expressões culturais e artísticas)
- A Vertente Transectorial (que inclui as acções Creative Innovation Lab e Apoio aos Média Noticiosos)
Cada um dos subprogramas comporta várias linhas de financiamento, focadas em diferentes tipos de projectos e com critérios de elegibilidade e avaliação diversos.
3. O Europa Criativa integra uma Vertente Intersectorial:
Para além dos subprogramas MEDIA e CULTURA, o Europa Criativa integra uma Vertente Intersectorial. Tal como especificado no Regulamento, a vertente Intersectorial visa o intercâmbio transnacional de experiências e conhecimento em relação a novos modelos de negócio e gestão, bem como actividades de aprendizagem entre pares. Também apoiará o trabalho em rede entre organizações culturais e criativas e responsáveis por políticas públicas relativas ao desenvolvimento dos sectores cultural e criativo, promovendo a rede digital onde for apropriado. Visa ainda facilitar o acesso ao financiamento por parte de PME e organizações dos sectores cultural e criativo.
Na sequência do objectivo de facilitar o acesso ao financiamento por parte de PME e organizações dos sectores cultural e criativo, através da vertente Trasnsectorial a Comissão Europeia, em cooperação com o Fundo Europeu de Investimento, continuará o trabalho que se iniciou com o lançamento do Mecanismo de Garantia Financeira para os sectores Cultural e Criativo que incentiva as instituições financeiras a criarem uma carteira de empréstimos exclusivas para as PME destes sectores. Em Portugal, a Caixa Geral de Depósitos aderiu ao Mecanismo de Garantia Financeira em 2019 e lançou o produto Caixa Invest Cultura Criativa, destinado às PME e organizações dos sectores cultural e criativo. Em 2020 foi a Vez do Millennium BCP lançar a carteira de empréstimos FEI Sectores Culturais e Criativos.
4. O programa ainda apoia outras iniciativas europeias como:
- O Prémio da União Europeia para a Literatura (European Union Prize for Literature - EUPL)
- Prémio Europeu para a Arquitectura Contemporânea (European Union Prize for Contemporary Architecture)
- A Marca do Património Europeu (European Heritage Label);
- O Prémio Europeu para o Património Cultural (Europa Nostra Awards)
- As Capitais Europeias da Cultura;
- Music Moves Europe Talent Award (ex-EBBA);
- A inicativa Music Moves Europe (iniciativa para o diálogo com o sector da música)
- A iniciativa Dias Europeus do Património (European Heritage Days)
- O apoio financeiro a projectos intersectoriais (estudos, linha de financiamento ao apoio a projectos de integração de refugiados, entre outros);
- O financiamento dos Criative Europe Desks...
5. O enquadramento financeiro para a execução do Programa é de 2.44 mil milhões de Euros, repartido do seguinte modo:
- 58 % para a Vertente MEDIA
- 33 % para a Vertente Cultura
- 9 % para a Vertente Transectorial
6. Base Legal
Consulte aqui a base legal do Programa . Salientamos que os documentos com toda a informação necessária à preparação de candidaturas são os Guidelines das respectivas linhas de financiamento
7. Gestão do Programa
A Comissão Europeia é responsável pela implementação do Programa e pela decisão de atribuição dos fundos comunitários. A Agência Executiva para a Educação e Cultura (EACEA - European Education and Culture Executive Agency) é a entidade responsável pela gestão Programa, em nome e sob orientação e controlo da Comissão Europeia.