A Comissão Europeia lançou o primeiro conjunto de prémios Novo Bauhaus Europeu para divulgar boas práticas, exemplos e conceitos que ilustrem claramente a sustentabilidade, a estética e a inclusão.
Estes prémios visam promover a recuperação e a aceleração da transição verde, o reconhecimento e a celebração das conquistas existentes e o apoio às gerações mais jovens para que continuem a desenvolver conceitos e ideias emergentes para abrir caminho para um futuro mais belo e sustentável.
Existem duas tipologias de prémios e 10 categorias:
* Os Prémios Europeus «New European Bauhaus Awards»: para projectos existentes (Conceitos, protótipos e soluções (ferramentas, métodos, ideias) que não foram implementados em contextos reais não são elegíveis).
* «New European Bauhaus Rising Stars» — para conceitos ou ideias apresentados por jovens talentos (menores de 30 anos). Os projetos devem ser apresentados com um plano de desenvolvimento, delineando as etapas previstas para desenvolver, promover e/ou implementar.
Os prémios são atribuídos em 10 categorias diferentes, todas no âmbito do património cultural:
- Técnicas, materiais e processos de construção e desenho;
- Edifícios renovados num espírito de circularidade;
- Soluções para a co-evolução do ambiente construído e da natureza;
- Espaços urbanos e rurais regenerados;
- Produtos e estilo de vida;
- Preservação e transformação do património cultural;
- Espaços reinventados para encontrar e partilhar;
- Mobilidade de cultura, artes e comunidades;
- Soluções de vida modulares, adaptáveis e móveis;
- Modelos de educação interdisciplinar.
Nesta primeira call será atribuído um prémio por categoria no valor de 30 mil euros e, adicionalmente um prémio dedicado a jovens pioneiros (menos de 30 anos), designado "Rising Stars", no valor de 15 mil euros.
Candidaturas a decorrer até 31 de Maio. Mais informação e formulários aqui.
Informação prévia sobre esta iniciativa aqui.