Lembrete|
O Centro de Informação Europa Criativa, em colaboração com a AICEP, irá realizar uma sessão de esclarecimento dedicada exclusivamente à linha de financiamento de apoio à circulação de literatura - "Projectos de Tradução Literária" - no próximo dia 10 de Julho, pelas 10h30, no auditório da AICEP, em Lisboa.
O Europa Criativa é um programa da União Europeia de apoio aos setores cultural e criativo, que tem em Portugal uma estrutura de apoio a potenciais interessados na submissão de candidaturas, o Centro de Informação Europa Criativa (CIEC). Os seus objetivos são a divulgação do programa, o esclarecimento de questões relativamente às diferentes linhas de financiamento e o apoio na elaboração das candidaturas.
Apesar da linha de financiamento ser denominada “Apoio a projetos de tradução literária”, os custos elegíveis incluem a tradução, edição, promoção e distribuição. Trata-se de uma linha de financiamento a um pacote de livros de ficção.
O cofinanciamento é de 50 por cento dos custos, a fundo perdido (até 100 mil euros para projetos de dois anos; até 100 mil euros por ano para projetos de três anos). Acresce que 30 dias após a assinatura do contrato a comissão disponibiliza 70 por cento do valor do cofinanciamento.
São elegíveis a financiamento entidades com CAE de edição e dois anos de atividade legal (à data de submissão de candidatura).
A participação nesta sessão é gratuita, mas sujeita a inscrição para: icc@portugalglobal.pt
Programa:
10h30 – Recepção de participantes
11h – Início da sessão
- Breve enquadramento do programa Europa Criativa - principais objectivos e prioridades
- Subprograma Cultura
- Linha de financiamento à tradução literária
- Critérios e elegibilidade
- Critérios de avaliação
- Identificação de boas práticas na elaboração da arquitectura da candidatura
- Exemplos de sucesso e principais problemas apontados pelos peritos
- Perguntas e respostas
12h30 - Debate sobre apreciação geral da linha de financiamento
13h00 – Encerramento da sessão
Mais informações sobre a linha de financiamento aqui