Em breve será lançado o “Pilot Mobility Scheme for Artists and / or Culture Professionals”.
Para já precisamos dos contributos do sector! (até 25 de Fevereiro)
No âmbito do Pilot Moblity Scheme lançado pela Comissão Europeia, o Goethe-Institut e os parceiros do projecto vencedor lançarão, em Abril, uma “Plataforma Piloto de Mobilidade” que permitirá a participação de 500 artistas e / ou profissionais da cultura num programa experimental, o qual testará diferentes durações da mobilidade para diferentes fins profissionais, ao longo de seis meses.
Entre Abril e Setembro de 2019, os candidatos poderão solicitar apoio para deslocações ao exterior por razões profissionais (países participantes no Programa Europa Criativa).
Antes da fase de teste do “Fundo de Mobilidade”, os parceiros convidam artistas e profissionais da cultura a responder a uma pequena pesquisa, que tem como objectivo permitir um ajustamento adequado do futuro Fundo de Mobilidade às necessidades do sector.
Contribua com as suas respostas aqui
Enquadramento:
Em maio de 2018, a Comissão Europeia publicou a sua comunicação sobre “Uma Nova Agenda Europeia para a Cultura”. A Nova Agenda propõe uma acção mais directa em relação à mobilidade de artistas e profissionais da cultura, e mais especificamente para “estimular a mobilidade dos profissionais nos sectores cultural e criativo e remover os obstáculos à sua mobilidade”.
É neste contexto que tendo vencido a call a Pilot Moblity Scheme, o Goethe-Institut, o Institut français, a Nida Art Colony da Academia de Artes de Vilnius e a Izolyatsia lançarão um programa piloto de mobilidade para artistas e profissionais da cultura em Abril de 2019.
Os parceiros do consórcio estão fisicamente presentes na maioria dos países abrangidos por este projecto, ou seja, os elegíveis ao abrigo do Programa Europa Criativa, incluindo os países não pertencentes à UE.