|Observatório das Cidades Culturais e Criativas - uma amostra alargada de 190 cidades de 30 países diferentes, incluindo a Noruega e a Suíça. |
A Comissão Europeia publicou a segunda edição do Observatório das Cidades Culturais e Criativas, um instrumento que visa avaliar e reforçar o potencial criativo e cultural das cidades europeias e que é crucial para promover o crescimento económico e a coesão social. 7 cidades portuguesas integram a edição de 2019 do Observatório, mais 3 que a edição de 2018.
O Observatório foi criado pelo Centro Comum de Investigação, o serviço científico e de conhecimento da Comissão, e é acompanhado de uma nova ferramenta online que permite às cidades acrescentarem os seus próprios dados para aprofundar a cobertura e a avaliação comparativa.
A nova edição apresenta um retrato atualizado da riqueza cultural e criativa da Europa, com uma amostra alargada de 190 cidades de 30 países diferentes, incluindo a Noruega e a Suíça.
Contexto
Lançado em julho de 2017, o Observatório das Cidades Culturais e Criativas recorre a informações quantitativas e qualitativas para medir o potencial cultural e criativo de diferentes cidades. A informação quantitativa do Observatório é classificada em 29 indicadores correspondentes a nove dimensões políticas, que refletem três aspetos principais da vitalidade cultural e socioeconómica das cidades."
In newsletter da Representação Permanente da Comissão Europeia