| Prazo de submissão: 26.08.2021, às 17h (hora de Bruxelas)|
REDES EUROPEIAS DE ORGANIZAÇÕES CULTURAIS E CRIATIVAS
Com um orçamento de 27 milhões de euros, este convite irá apoiar projectos de desenvolvimento de capacidades implementados por redes de organizações culturais europeias representativas e multi-países. As redes devem ser compostas por uma entidade coordenadora e pelos seus membros.
Prazo de submissão 26 de Agosto de 2021 (17:00 CET)
Anúncio dos resultados: Outubro de 2021
Duração máximo do projecto: 36 meses
Porcentagem de co-financiamento: 80% e até 825.000 euros, pelos três anos de duração do projecto.
Acesso directo ao documento da call (guidelines) aqui
Objectivos:
Esta convocatória tem como objectivo aumentar as competências e capacidades dos sectores culturais e criativos europeus para enfrentar desafios comuns, fomentar o talento, inovar, prosperar e gerar empregos e crescimento.
As redes candidatas devem incorporar os seguintes temas transversais na concepção e implementação dos seus projectos:
=>No contexto actual, há necessidade de promover quadros justos, inclusivos e diversificados para apoiar artistas e profissionais da cultura. Isto inclui mecanismos que asseguram que o sector cultural oferece diversidade, inclusão e igualdade para todos, e que promovem meios eficazes para combater o fosso entre os géneros e combater a discriminação. Por outras palavras, a promoção de melhores estruturas, condições de trabalho e remuneração para os profissionais da cultura é fundamental.
=>Os sectores cultural e criativo devem contribuir para a implementação do Acordo Verde, particularmente através da adopção de práticas mais ecológicas e sustentáveis.
Prioridades
Além das questões transversais as propostas devem abordar uma ou várias das seguintes prioridades específicas desta call:
1) Aumentar o acesso cultural e a participação na cultura, bem como o envolvimento e desenvolvimento do público;
2) Desenvolver a capacidade de ser activo a nível internacional na Europa e fora dela;
3) Dontribuir para o Acordo Verde Europeu (New European Green Deal);
4) Ajudar os sectores culturais e criativos europeus a tirar o máximo partido das novas tecnologias para aumentar a sua competitividade:
Entidades elegíveis:
* Redes europeias com personalidade jurídica representativas do sector compostas por membros de uma grande parte dos países que participam no Programa.
* O coordenador deve ter pelo menos 2 anos de experiência em CCIs.
Espera-se que cerca de 30 redes de diferentes sectores culturais e criativos sejam financiadas.
Toda a informação sobre o convite à apresentação de propostas, bem como ao documento da call e restante documentação:
CREA-CULT-2021-NET https://cutt.ly/UnTWARO
***
Processo de candidatura:
A submissão é um processo de 2 etapas:
a) criar uma conta de utilizador aqui e registar a sua organização aqui
Uma vez que tenha uma conta EULogin, pode registar a sua organização no Registo de Participantes. Quando a sua inscrição estiver finalizada, receberá um código de identificação de participante (PIC) de 9 dígitos.
b) submeter a proposta
Todas as candidaturas são feitas digitalmente através do Portal "Funding and Tenders".
Ao tratar-se de uma nova plataforma, aconselhamos vivamente a sessão de formação dirigida pela Comissão Europeia e disponível aqui
Nota importante: Esta informação é um resumo muito resumido, pelo que não dispensa a leitura atenta da call document bem como dos outros documentos inerentes à candidatura.
Para esclarecimento de dúvidas e apoio nas candidaturas, por favor contactar sara.machado@europacriativa.eu ou +351 21 3230896.