O Fundo Europeu de Investimento (FEI) e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) assinaram um acordo, no âmbito do Instrumento de Garantia Financeira para os Setores Cultural e Criativo (GF SCC) , o qual permitiu à CGD lançar um novo produto — Caixa Invest Cultura Criativa — para pequenas e médias empresas do setor cultural e criativo em Portugal.
Ao abrigo do Programa Europa Criativa 2014-2020 (vertente intersectorial), a Comissão Europeia, em cooperação com o Fundo Europeu de Investimento, lançou o Mecanismo de Garantia Financeira para os setores Cultural e Criativo que incentiva as instituições financeiras a criarem uma carteira de empréstimos exclusivas para as PME destes setores.
O Mecanismo de Garantia Financeira para os setores Cultural e Criativo é o primeiro instrumento de investimento da UE com um âmbito de aplicação tão alargado nos setores cultural e criativo. Este mecanismo complementa o Programa Europa Criativa através do qual a União Europeia apoia os setores cultural e criativo, numa lógica de co-financiamento a fundo perdido, via os Sub-programas CULTURA e MEDIA.
As PME e organizações dos setores cultural e criativo devem contactar as agências da CGD para saber em que condições podem aceder à carteira de empréstimos agora criada.
Para informações mais gerais têm ainda disponíveis os contactos em Portugal do Europa Criativa:
Centro de Informação Europa Criativa, Praça Bernardino Machado, 4, 1750 - 042 Lisboa
Coordenadora Executiva do CIEC e Responsável pelo Subprograma MEDIA: Susana Costa Pereira, susana.costapereira@europacriativa.eu
Responsável subprograma Cultura: Sara Machado, sara.machado@europacriativa.eu
Telf. +351 213 230 895
Com um orçamento total de 181 milhões de euros, o Mecanismo de Garantia Financeira para os setores cultural e criativo, gerido pelo Fundo de Investimento Europeu, perspetiva mobilizar mais de 1,5 mil milhões de euros de financiamento, o que significa que cada euro investido irá gerar cerca de 8 euros de financiamento adicional.
Para mais informações sobre como está a correr o mecanismo nos restantes países (quais os bancos, montantes dos empréstimos e entidades, consulte : https://www.eif.org/what_we_do/guarantees/cultural_creative_sectors_guarantee_facility/financial_intermediaries
Veja o vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=Hb2DY32Z6vk&list=PLOrojjEWfT1Ydrqg2Hb819sGQ3cCT4m67&index=3