Estudo promovido pela União Europeia sobre a estratégia europeia de exportação no sector da Música faz um balanço dos obstáculos, desafios e oportunidades. Lança também um conjunto de recomendações para contornar as dificuldades.
O estudo define os antecedentes e propõe um conjunto de medidas para uma estratégia europeia de exportação da música. Após uma atenta análise das principais características do sector musical na União Europeia, este relatório faz um mapeamento dos principais obstáculos, desafios e oportunidades que a música europeia enfrenta. Demonstra também que o repertório anglo-americano parece ter mais sucesso nesse contexto, do que a música do resto da Europa.
O estudo descreve posteriormente os pontos fortes e os desafios das estratégias europeias de exportação da música, com base nos resultados de uma pesquisa tendo como base organizações nacionais e regionais especializadas na exportação da música. Posteriormente, o estudo concentra-se em quatro territórios internacionais principais (Estados Unidos, Canadá, África do Sul e China). Com base neste exercício de inventário, é descrita uma “estratégia europeia de exportação de música”, através de um conjunto de objectivos, grupos-alvo e medidas, incluindo esquemas inovadores de financiamento e abordagens políticas, e que frisam a necessidade de incluir os agentes do sector musical e os policy makers, tanto nacionais quanto europeias. nível. É formulada uma proposta de articulação e implementação da estratégia europeia de exportação de música, com os principais resultados esperados em termos de estruturação de mercado, desenvolvimento de políticas, tratamento e análise de dados e circulação transfronteiriça de música europeia.
Este estudo foi elaborado conjuntamente pela Comissão Europeia (EACEA), First Music Contact, KEA, Le Bureau Export, Music Austria, Music Estonia e EMME - European Music Exporters Exchange.
Para consulta e/ou download gratuito, clique aqui.