[notícia actualizada a 15.06.2020 com informação relativa à apresentação de candidaturas]
Perform Europe é o novo projecto Europa Criativa que tem como objectivo final testar e definir um novo programa especifico de apoio às artes do espectáculo a nível Europeu, incluindo, a definição de uma plataforma de distribuição internacional de obras. Abarcará teatro, dança, artes de rua, circo e performance.
Financiado pelo Europa Criativa, é coordenado por um consórcio formado por IETM international network for contemporary performing arts, European Festivals Association (EFA), European Dancehouse Network, Circostrada Network e IDEA Consult, consórcio este seleccionado no seguimento da call for tender "cross-border circulation and digital distribution of performing arts".
O início do projecto, que decorrerá nos próximos 18 meses, foi assinalado no dia 28 de Janeiro, às 13h.
A cerimónia de abertura dividiu-se em duas partes, consistindo a primeira parte numa sessão plenária aberta a todos com vista à apresentação do projecto Perform Europe; a segunda parte consistiu em conversas com capacidade limitada a 80 participantes.
Calendarização:
Fevereiro: Inquérito Perform Europe (até 14 de Março)
Fevereiro: convocatória para membros do Júri Perform Europe (até 8 de Março). Resultados disponíveis aqui
Abril: Sessões "brainstorming" Perform Europe (até 5 de Abril)
Maio: Anúncio do convite à apresentação de candidaturas
15 de Junho: Abertura à apresentação de candidaturas
A decorrer:
As candidaturas para a primeira etapa da call Perform Europe para bolsas de digressão e distribuição estão abertas de 15 de Junho a 7 de Julho de 2021. Pode ler e descarregar as guidelines em PDF em inglês e em todas as línguas da Creative Europe nesta página.
1) Neste primeiro passo, todos os produtores (artistas, colectivos, empresas... que tenham produzido uma obra artística) e apresentadores (festivais, locais e outras organizações que ofereçam um contexto de apresentação) com sede nos países do Creative Europe ou no Reino Unido são convidados a candidatar-se para fazer parte do processo de aprendizagem colectiva e de trabalho em rede do Perform Europe apoiado pela plataforma digital Perform Europe.
2) Os candidatos seleccionados nesta primeira fase podem formar parcerias entre si, co-criar propostas inovadoras de digressão e distribuição e candidatar-se a financiamentos. O orçamento total disponível é de 1,5 milhões de euros; os montantes das bolsas variam entre 10.000 e 100.000 euros.
O segundo convite será publicado no final de Julho apenas para os seleccionados na primeira fase.
Mais informação a acesso ao formulário de candidatura: https://performeurope.eu/open-call-step-1
Previamente:
Inquérito Perform Europe
Este inquérito está aberto a profissionais e organizações de artes performativas que estejam:
* envolvidos na criação artística, produção, gestão/representação ou apresentação/programação de artistas;
* e sediados num dos 41 países da Europa Criativa.
Este inquérito é anónimo; as suas respostas serão tratadas de forma estritamente confidencial e só serão utilizadas para efeitos do projecto Perform Europe.
Aceder ao inquérito aqui.
Convocatória para o Júri Perform Europe
A Perform Europe procura nove profissionais para integrar um júri. Pretendem selecionar um grupo equilibrado, representando as várias disciplinas das artes cénicas, níveis de experiência e proveniências geográficas. Cada membro do júri deverá ter motivação para contribuir para a criação de um futuro modelo europeu de distribuição de artes performativas que seja sustentável e inclusivo. O júri do Perform Europe irá:
*selecionar beneficiários para o Programa de Financiamento Perform Europe;
*contribuir para a definição dos critérios e métodos de seleção;
*participar na discussão sobre modelos de tournée e distribuição mais sustentáveis e inclusivos.
O trabalho do júri Perform Europe requer disponibilidade em: Abril: alguns dias para finalizar a open call para apresentadores/as e produtores/as, bem como para participar na conferência online e workshops Perform Europe (mediante disponibilidade); Julho: duas/três primeiras semanas do mês para selecionar apresentadores/as e produtores/as; Outubro: selecionar parcerias de distribuição e contribuir para o relatório do júri. Cada membro do júri receberá uma compensação financeira de € 1.200. Candidaturas até 8 de Março.
Brainstorms
O objectivo destes dois Brainstorms Perform Europe é ouvir sobre como as necessidades do sector cultural e criativo poderiam ser reflectidas num futuro esquema de financiamento europeu. O que é que ainda falta? Que características deveria ter o futuro esquema de apoio para estar de acordo com o nosso futuro desejado?
Capacidade limitada a 60 pessoas por sessão.
Inscrições até 4 de Abril aqui
Objectivos da Plataforma:
A nova plataforma terá diferentes funções: servirá como espaço para facilitar a ligação entre artistas, programadores e profissionais, oferecerá um repositório de obras disponíveis para distribuição futura, e incluirá uma secção para a gestão de convocatórias.
Contempla nas suas actividades:
> levantamento dos projectos ou iniciativas já existentes para apoiar a distribuição física e digital de obras de artes performativas, em particular a nível transnacional;
> mapeamento e apresentação dos sistemas já existentes de legendagem e outras ferramentas digitais relevantes no sector de artes performativas;
> criação de uma plataforma online e acções-teste na distribuição transfronteiriça (físicas e digitais) no domínio das artes do espectáculo;
> formular recomendações de políticas para acções futuras na área de artes performativas (distribuição).
Outros aspectos chave da proposta serão a acessibilidade e a inclusão; o impacto da mobilidade no ambiente; o papel da cultura e das ferramentas digitais, o desenvolvimento e equilíbrio do público - tanto geograficamente como por subsectores, a dimensão das organizações participantes e o nível de desenvolvimento dos artistas.
Contexto
O papel relevante das artes performativas na Europa, juntamente com os recentes efeitos devastadores do COVID-19 na mobilidade transfronteiriça e na distribuição de obras culturais, justificam a adopção de novas medidas pela Comissão Europeia, a fim de contribuir para a criação de um sector mais resiliente e melhor adaptado ao ambiente digital. Neste âmbito, surgiu a convocatória "Cross-border circulation and digital distribution of performing arts" orientada para a criação de uma plataforma para a distribuição transfronteiriça de obras artísticas no espaço europeu, abarcando os seguintes sectores: teatro, dança, artes urbanas, circo e performance. A música ao vivo é excluída do âmbito desta convocatória com excepção do teatro musical.