O estudo intitulado "Mapping the Creative Value Chains", divulgado agora pela Comissão Europeia, identifica as diferentes cadeias de valor para artes visuais, artes cénicas, património cultural, artesanato artístico, publicação de livros, música, cinema, TV e transmissão, além de multimédia.
O trabalho examina ainda em que medida a posição competitiva da CCS é afectada pela digitalização e discute aspectos relacionados com a dinâmica competitiva, imperfeições do mercado, gestão de direitos, diversidade cultural e outras questões importantes para os sectores cultural e criativo.
"Da criação ao consumo, todas as etapas das cadeias de valor foram influenciadas por novas soluções digitais, as quais trouxeram novas oportunidades para práticas inovadoras e novas formas de interação com o público, mas também desafios como a pirataria e uma maior pressão sobre os modelos existentes de remuneração e criação de valor".
Com base na análise e apoiado por um processo de crowdsourcing em linha com especialistas e partes interessadas, o estudo apresenta recomendações aos decisores políticos sobre o que é necessário para o CCS no mundo digital de hoje.
Aceder ao estudo : https://publications.europa.eu/pt/publication-detail/-/publication/01c92f2a-45ad-11e7-aea8-01aa75ed71a1/language-en/format-PDF/source-search
Autor(es) institucional(ais): Direção-Geral da Educação, da Juventude, do Desporto e da Cultura (Comissão Europeia)
Autores pessoais: imec-SMIT-VUB, KEA, IDEA Consult