A terceira edição do MIL - Lisbon International Music Network estava agendada para Março 2020, precisamente no mês em que a pandemia assolou todo o planeta.
Mais de 30 debates iriam colocar lado a lado profissionais dos sectores da música e da cultura numa partilha única de conhecimentos e experiências. Para continuar a pensar em conjunto o presente e o futuro destes sectores, a organização recuperou alguns dos temas que iam ser debatidos no MIL e colocou-os à discussão em conversas online.
Com as MIL URL talks, procurou-se reforçar as componentes de formação e de inovação do MIL, adaptando-as ao contexto actual. Este programa de formação e debate faz também parte do JUMP- European Music Market, iniciativa financiada pelo Europa Criativa.
Foram realizadas e estão disponíveis as seguintes talks:
"Podcasts as marketing tools" - Podem os podcasts ser ferramentas de Marketing para os artistas?
"Big data at the service of the music industry" - Como são os dados armazenados, geridos e distribuidos?
"A economia do Streaming" - Passados doze anos, como é que evoluiu a economia do streaming?
"Estará a indústria da música europeia em boa forma?" - Uma conversa moderada e com a curadoria do CURA Collectif
"Porque importa medir o valor dos espaços de música ao vivo?" - É inegável o papel dos espaços de música ao vivo no apoio aos artistas, ao mesmo tempo que promovem a coesão social, a criação de comunidades artísticas e o desenvolvimento do ecossistema musical.
O MIL tem previsto regressar a Lisboa em Março 2021.