Para assinalar a conclusão do projecto, CLASH! When Classic And Contemporary Dance Collide And New Forms Emerge oferece entre 8 a 13 de Dezembro, sempre a partir das 17h (hora Portugal continental), workshops, conversas, vídeo-dança e performances, uma mesa redonda e um painel com coreógrafos convidados. Seis eventos e seis temas diferentes, totalmente dedicados à dança.
Todos os eventos (ver programação completa aqui) serão integralmente transmitidos através do site oficial do projecto clashproject.eu e serão uma súmula do que foram estes dois anos de cooperação entre os seis parceiros: Balletto di Roma (Itália), Derida Dance Centre (Bulgária), Universidade La Sapienza (Itália), Polish Dance Theatre (Polónia), 420People (República Checa) e Companhia de Dança de Almada (Portugal).
De acordo com a Companhia de Dança de Almada, o festival foi idealizado antes da pandemia pelo que "teve que enfrentar, durante a sua realização, a complexidade do novo presente: a partir da ideia original de um evento itinerante nos países de intercâmbio europeu, o festival transformou-se – em forma mas não em substância e espírito – com a inauguração de novos espaços digitais para debate, troca de ideias e investigação". O parceiro português está responsável pela programação do dia 12 de Dezembro e propõe a estreia da peça Noir, no palco e em versão para tela, acompanhada de conversa com o coreógrafo Bruno Duarte e a realizadora Marta Romero. Haverá ainda lugar para um painel com mais quatro coreógrafos internacionais: Vaclav Kunes (República Tcheca), Jivko Jeliazkov (Bulgária), Agnieszka Jachym, Jerzy Kaźmierczak e Zbigniew Kocięba (Polónia) e Davide Valrosso (Itália).
Entre as diferentes propostas, destacam-se as mesas redondas, como a que está planeada para o primeiro dia, 8 de Dezembro, e que aborda as estratégias a adoptar para captar audiências durante uma pandemia como a de Covid-19. O objectivo é “permitir aos espectadores interagir com os coreógrafos, professores de dança e oradores principais em diálogos criativos", esclarece a Companhia de Dança de Almada. De sublinhar também a mesa “EU Funding for the Cultural Sector: What's Next?" que reunirá representantes das instituições europeias, políticos e policy-makers.
CLASH! When Classic and Contemporary Dance Collide and New Forms Emerge é um projecto liderado por liderado pelo Balletto di Roma (Itália), conta com a participação do Derida Dance Centre (Bulgária), Universidade La Sapienza (Itália), Polish Dance Theatre (Polónia), 420People (República Checa) e Companhia de Dança de Almada (Portugal). É co-financiado pelo Europa Criativa - Suprograma Cultura, linha de financiamento Projectos de Cooperação Europeia.