Está aberta a "call for tenders" destinada à circulação transfronteiriça e distribuição digital de obras de artes performativas.
Prazo de submissão: 31.07.2020, às 16h CET
Orçamento total disponível: 2,5 milhões de euros destinado a um único contrato, com a duração de 18 meses
Entidades elegíveis para o concurso: Entidades colectivas (com personalidade jurídica) e consórcios
Contexto
O papel relevante das artes performativas na Europa, juntamente com os recentes efeitos devastadores do COVID-19 na mobilidade transfronteiriça e na distribuição de obras culturais, justificam a adopção de novas medidas pela Comissão Europeia, a fim de contribuir para a criação de um sector mais resiliente e melhor adaptado ao ambiente digital. Neste âmbito, surge a presente convocatória orientada para a criação de uma plataforma para a distribuição transfronteiriça de obras artísticas no espaço europeu, abarcando os seguintes sectores: teatro, dança, artes urbanas, circo e performance. A música ao vivo é excluída do âmbito desta convocatória com excepção do teatro musical.
Tipo de actividades:
> levantamento dos projectos ou iniciativas já existentes para apoiar a distribuição física e digital de obras de artes performativas, em particular a nível transnacional;
> mapeamento e apresentação dos sistemas já existentes de legendagem e outras ferramentas digitais relevantes no sector de artes performativas;
> criação de uma plataforma online e acções-teste na distribuição transfronteiriça (físicas e digitais) no domínio das artes do espectáculo;
> formular recomendações de políticas para acções futuras na área de artes performativas (distribuição).
Também incluída na fase de testes está a distribuição pelo proponente vencedor de uma série de "bolsas em cascata" a empresas e festivais de artes performativas (com um mínimo de 50 acções de apoio à distribuição física e digital) que, como participantes, devem posteriormente emitir um relatório de actividade. Estas subvenções cobrirão várias despesas, tais como viagem, alimentação e alojamento dos profissionais; a gravação digital, difusão e distribuição das obras; os direitos de autor sobre os textos - incluindo tradução e legendagem - e a transferência de equipamento técnico, incluindo seguros e licenças.
A nova plataforma terá diferentes funções: servirá como espaço para facilitar a ligação entre artistas, programadores e profissionais, oferecerá um repositório de obras disponíveis para distribuição futura, e incluirá uma secção para a gestão de convocatórias.
Outros aspectos chave da proposta serão a acessibilidade e a inclusão; o impacto da mobilidade no ambiente; o papel da cultura e das ferramentas digitais, o desenvolvimento e equilíbrio do público - tanto geograficamente como por subsectores, a dimensão das organizações participantes e o nível de desenvolvimento dos artistas.
Mais informações sobre o convite à apresentação de propostas, e acesso aos documentos do concurso, podem ser encontradas no site TED.Tenders da União Europeia Referência: 2020/S118-285323
Acesso directo à documentação aqui
Sem prejuízo do apoio e assistência que possamos prestar no desk português (sara.machado@europacriativa.eu), a Comissão disponibiliza também o seguinte endereço EAC-CALL-D2@ec.europa.eu.