São já conhecidos os resultados da call Projectos de Cooperação cultural com os Balcãs Ocidentais. No total, foram apoiados treze projectos perfazendo um total de aproximadamente cinco milhões de euros, que era a dotação total do concurso. A lista com todas as entidades (líderes e parceiros) está disponível aqui.
Tendo como objectivo reforçar a cooperação cultural e a competitividade entre as indústrias culturais e criativas nos Balcãs Ocidentais (Países candidatos a membros da UE - República de Albânia, Bósnia e Herzegovina, República da Macedónia do Norte, Montenegro, República da Sérvia e Kosovo) e os países UE, os projectos seleccionados responderam às seguintes prioridades:
- Incrementar a capacidade das indústrias culturais e criativas desta região a nível transnacional e internacional;
- Fomentar a circulação transnacional de obras culturais e criativas e a mobilidade dos profissionais do sector;
- Reforçar o diálogo intercultural entre artistas, operadores culturais e o público em geral;
Não se registam entidades portuguesas nos projectos seleccionados. No entanto, convidamos potenciais interessados em estabelecer contactos nesta região a pesquisarem as organizações activas no terreno na base de dados da nossa congénere da Sérvia, na listagem que reunimos aqui ou entrar em contacto com sara.machado@europacriativa.eu.