Europeana publicou recentemente o "White paper" intitulado " Transforming the world with culture: Next steps on increasing the use of digital cultural heritage in research, education, tourism and the creative industries".
Um trabalho que resulta da cooperação entre a Europeana, peritos dos estados membros e os responsáveis políticos da união Europeia com o objectivo de traçar um caminho e criar recomendações para o uso do património cultural digitalizado em quatro sectores - investigação, educação e formação, indústrias criativas e turismo.
O tema é particularmente relevante se considerarmos o recente relatório do Parlamento Europeu reconhecendo a importância do sector do património cultural enquanto recurso estratégico para o crescimento sustentável, inteligente e inclusivo, tendo o PE recomendado que seja dedicado um ano europeu ao património cultural.
Por outro lado o Programa Horizonte 2020 dedicou cerca de 100 milhões de Euros à investigação relacionada com o património cultural, enquanto a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu anunciaram a intenção de encorajar o uso de ferramentas digitais na educação e no turismo.