| Prazo de submissão de candidatura: 05 de Setembro 2019, 14h (hora de Bruxelas). |
Já se encontra aberta a 3º call a mobilidade de artistas e profissionais lançada no âmbito do projeto Europa Criativa i-Portunus, um projeto-piloto que apoia a mobilidade de curta duração de artistas e profissionais, maiores de 18 anos, residentes em países elegíveis ao Programa Europa Criativa, cuja lista inclui países não pertencentes à UE.
Características da Call aberta a 14 de Agosto 2019
- As candidaturas são feitas online, diretamente no website do i-Portunus : https://www.i-portunus.eu
- O projeto i-Portunus é responsável pela gestão e avaliação das candidaturas
- Toda a informação necessária à apresentação de candidaturas
Calendário da Call:
- Abertura da Call: 14 de Agosto 2019
- Prazo de submissão: 05 de Setembro 2019, 14h (hora de Bruxelas).
- Informação sobre resultados: 26 de Setembro
Critérios de Elegibilidade:
Entidade elegíveis:
- Artistas e profissionais da cultura,
- Maiores de 18 anos,
- Residentes em países elegíveis ao Programa Europa Criativa
Projectos elegíveis:
- Projetos de curta duração - entre 15 e 60 dias (no caso de múltiplas viagens, cada viagem deve ter a duração mínima de 5 dias)
- Projetos nas áreas de artes performativas e artes visuais (excluindo música)
- Os projetos de mobilidade devem ter um objetivo específico e bem definido (tais como desenvolver uma colaboração internacional, participar numa residência orientada para a produção ou para o desenvolvimento profissional, apresentar trabalho noutro país ou desenvolver projetos com comunidades locais no país de destino).
- Projectos a apresentar devem ser organizados com uma instituição ou parceiro anfitrião noutro(s) país(es) da Europa Criativa que não o de residência do candidato.
- Data de viagem de partida: 11 de Outubro 2019 ou data posterior
- Data de viagem de regresso: até 31 de dezembro 2019
Para mais informações: info@i-portunus.eu.
Enquadramento
O projeto i-Portunus enquadra-se no conjunto de iniciativas lançadas pela Comissão Europeia com o objetivo de identificar novos modelos operacionais de apoio à mobilidade, de curta duração, de artistas e profissionais da cultura, aos quais os artistas se pudessem candidatar diretamente. Tais modelos operacionais deverão ser implementados no futuro Programa Europa Criativa 2021-2027.
Assim, em 2018 a Comissão Europeia lançou uma Call a “projetos piloto de definição de estratégias de mobilidade de artistas e profissionais”, dirigida a organizações com experiência comprovada na matéria, para que fossem testadas possíveis modalidades de apoio e emitidas recomendações. O concurso foi, então, ganho pelo consórcio entre o Goethe-Institut (líder), o Institut Français, a Nida Art Colony da Academia de Artes de Vilnius e a Izolyatsia, com o projecto i-Portunus.